Sustentabilidade na Erva Mate Catanduvas

A Erva Mate Catanduvas foi uma das primeiras empresas do ramo ervateiro como produtora e beneficiadora de erva mate orgânica. Desde as plantações, a empresa buscou equilíbrio entre a produção e o respeito à natureza, realizando o manejo da erva mate em conjunto com árvores nativas da região, bem como o respeito aos mananciais e áreas de preservação permanente, utilizando como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável dos recursos naturais e o respeito as relações sociais e culturais. Todas as plantações da empresa são livres de agrotóxicos e por esse motivo geram mais empregos e conscientização dos envolvidos que contribuem de maneira direta para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.

A empresa obteve o certificado de Comércio Justo (Fair Trade), um dos pilares da sustentabilidade econômica e ecológica, em 2014. A empresa mesma garante a equidade de todos
os elos da cadeia produtiva para q todos obtenham benefícios de maneira similar e tem como objetivo promover a equidade social, a proteção do ambiente e a segurança econômica através do comércio e da promoção de campanhas de conscientização. Comércio Justo oferece aos consumidores uma maneira para reduzir a pobreza através de suas compras e criar oportunidades para produtores e trabalhadores que tenham sido economicamente desfavorecidos pelo sistema de comércio convencional. Trabalhamos em parceria com comunidades locais de pequenos agricultores e moradores de regiões sub-tropicais sendo que a erva mate se desenvolve naturalmente em sub-bosques com isso incentivando e remunerando a manutenção nas propriedades de áreas de Reserva e Legal e Preservação Permanente de Matas Ciliares, onde podem ser cultivadas as Erveiras e através da colheita das folhas das Erveiras gerar a venda que levará renda e conforto nas propriedades, contribuindo para manter a família com demais atividades de campo e agricultura familiar fixada nas propriedades rurais.

Adquirindo produtos da linha orgânica, você está ajudando um fundo destinando a implementar melhorias nos agentes mais necessitados da cadeia produtiva, contribuir para a manutenção de florestas nativas e a sustentabilidade da vida no campo. Os produtos dessa linha visam promover o desenvolvimento sustentável e igualdade social por meio de um comércio mais justo.